sexta-feira, 18 de novembro de 2011



Atividade 4.3 Leitura , Reflexão e discussão sobre mídia-educação.
No texto de Silvio Costa Pereira, que mapeou atividades de mídias educacionais desenvolvidas em escolas na cidade de Florianópolis, ele concluiu que apesar da quantidade de ferramentas educacionais existentes nas escolas, elas não são bem utilizadas e isso pude ver ao realizar as atividades do Curso TIC. Na escola que trabalho temos ao nosso dispor diversas mídias como: artu, máquinas fotográficas, data show, acesso a internet, mas não são muito bem aproveitados esses recursos para o aprendizado dos alunos, muitas vezes por falta de prática ou mesmo por não saberem usar essas ferramentas, mas quando passamos a utilizar vemos sua importância e passamos a exigir mais dos responsáveis pelos recursos na escola. Precisamos então nos aprofundar ao elaborarmos uma proposta de trabalho envolvendo mídia, devemos planejar e analisar a importância dessa. Ainda segundo o autor, a mídia começa a tomar grandes proporções de maneira que, atualmente, a escola, família, grupos sociais e meios de comunicações, são tidos como importantes espaços educativos e socializadores, uma vez que a sociedade contemporânea é vista como a “sociedade do conhecimento”.
O autor destaca, ainda, sobre a importância de a escola ter que se adequar a uma gama de recursos midiáticos, existentes nos espaços extra-escolas e que também são utilizados por alunos e professores. Portanto, faz-se necessário destacar sobre a importância das tecnologias, como ferramentas de criação, uma vez que irá permitir aos alunos e professores o desenvolvimento de seus trabalhos, como por exemplo, apresentações de slide, rádio escola, pesquisas em Internet, tendo em vista que a utilização de tais ferramentas auxiliará na divulgação e comunicação, além de haver uma maior interação entre as escolas, constituindo-se num verdadeiro intercâmbio.
Sua fala nos faz chegar a conclusão que a
s tecnologias de informação e comunicação mudaram as nossas vidas, e que devemos nos apropriar destas mídias de forma crítica e criativa. Os nossos alunos nasceram no meio desta explosão de uso das mídias, e estão em contraste com muitos professores que nasceram em um mundo sem muitas destas, os profissionais da educação, gestores e professores, não estão tendo interesse pela formação adequada, pois somente ela promovera e estimulará usos críticos e criativos das tecnologias disponíveis nas escolas, os professores ainda não se deram conta, ou não sabem como fazê-lo, de que podem ser mediadoras desses usos. Essa pesquisa serve como referência para todas as escolas, pois estamos passando por um caminho em construção, que quer ultrapassar o simples uso para chegar a um uso reflexivo e também expressivo. E para que isso aconteça, a Secretaria de Educação de nossa cidade, vem oferecendo cursos de formação e capacitação para os professores da rede municipal, e um destes é o Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, onde aprendi muito sobre como usar de forma criativa as tecnologias de nossa escola. As tecnologias já fazem parte de nosso dia a dia e deveriam também fazer parte de nosso cotidiano em sala de aula. Entretanto, muitos professores ainda têm muita dificuldade no manuseio das tecnologias e por medo, não procuram utilizá-las. Mas, se eles perderem esse medo, podem fazer a diferença no processo ensino-aprendizagem. Utilizando esses aparatos com objetivos definidos para o processo pedagógico. Lembre-se que estamos em num processo constante da evolução tecnológica, por esta razão temos que acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico, entendemos que é nossa obrigação utilizarmos todos os recursos tecnológicos disponíveis para complementarmos o aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário